Efeito da adição de amêndoas de cacau sub-fermentadas na elaboração de chocolates intensos: aceitação sensorial e estudo do perfil de voláteis

Convite para Defesa de Mestrado: Aurora Britto de Andrade
 
Resumo do estudo
 
O chocolate é um alimento mundialmente apreciado pelos consumidores, devido ao seu sabor único e propriedades benéficas à saúde. Essas propriedades pró-saúde são ocasionadas pela presença de compostos fenólicos nas sementes de cacau, que durante o processamento são reduzidos. A etapa de fermentação é a principal responsável pela perda de fenólicos, pois está diretamente relacionada com a formação dos precursores de sabor. Todavia, amêndoas de cacau sub-fermentadas têm uma concentração mais alta de compostos fenólicos e alguns precursores já formados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da adição de massa de cacau sub-fermentada (SCM) nas características sensoriais e no perfil volátil durante o processamento. O processo fermentativo a 48 horas para obtenção de amêndoas sub-fermentadas e 144 horas para amêndoas completamente fermentadas demonstrou-se adequado. O teste de corte e índice de fermentação comprovaram a qualidade das amêndoas obtidas. Em geral, as amostras de chocolate que continham maior concentração de SCM apresentaram menores escores para o atributo sabor, devido ao amargor e adstringência. A maior aceitação positiva foi observada em amostras com proporções de 80 % e 65 % de massa de cacau completamente fermentada (CFM). Um total de sessenta compostos diferentes - ésteres (14), álcoois (8), pirazinas (8), cetonas (7), furanos, furonas, piranos e piranonas (6), ácidos (5), aldeídos (4), pirroles (3), álcoois terpênicos (3) e, outros (2) - foram identificados por HS-SPME-GC-MS. As análises de PCA demonstraram que o perfil dos compostos voláteis foi influenciado pelo processo de fermentação, refletindo satisfatoriamente na qualidade do chocolate.
 
Palavras-chave: fermentação do cacau, HS-SPME-GC-MS, perfil de composto volátil, qualidade do chocolate, aceitação sensorial.
 
Comissão Examinadora
 
Dra. Eliete da Silva Bispo
Orientadora PGAli (UFBA)
 
Dra. Priscilla Efraim
Membro externo (UNICAMP)
 
Drª. Thais Matsue Uekane
Membro externo (UFF)
 

Acompanhe pelo acesso remoto: https://video.rnp.br/portal/scheduled-transmissions.action

Português, Brasil
Data da Defesa: 
sexta-feira, 22 Janeiro, 2021 - 15:00