Autoavaliação

Comissões Internas do PGAli

 

1 Programa, Acompanhamento & Visibilidade:

Atribuições: a) gerir as atribuições e ferramentas de diagnóstico propostas pelas demais comissões internas; b) Verificar as proposições de melhorias sugeridas pelas comissões internas em virtude dos diagnósticos realizados; c) Estabelecer estratégias de autoavaliação continuada do PGAli; d) Propor estratégias de divulgação do programa e do site oficial do PGAli através das mídias sociais (Facebook, Instagram, Linkedin etc.), elaboração de folders, matérias; e) Divulgação de eventos/cursos científicos-tecnológicos nacionais e internacionais que envolvam temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do PGAli; f) Mobilizar docentes e discentes em relação à organização de eventos promovidos pelo PGAli. g) Estabelecer critérios para permanência das bolsas concedidas; h) Acompanhar o cumprimento dos critérios para defesa de dissertação/tese (seminários, qualificação, produção, créditos); i) Estabelecer critérios de acompanhamento e avaliação das atividades de Tirocínio Docente Orientado e Tutoria de Iniciação Científica; j) Estabelecer estratégias para realizar o acompanhamento dos egressos quanto à colocação no mercado e continuidade da qualificação (doutorado e pós-doutorado); l) Estabelecer critérios para indicação dos Egressos de destaque do Programa.

 

2 Atuação Docente & Produção Científica:

Atribuições: a) Aplicar estratégias que promova o nivelamento dos docentes PGAli, quanto aos indicadores qualitativos almejados; b) Acompanhar a estratificação (quartil e percentil) de revistas importantes para a área; c) Monitorar e acompanhar a produção de docentes e discentes através das publicações (métricas de quantidade e qualidade dos artigos, capítulos de livros, resumos); d) Promover ações de busca e divulgação de recursos para tradução e publicação de artigos; e) Organizar oficinas de escrita científica e estimular a publicação de diferentes tipos de artigos; f) Promover ações para estimular as publicações, como reuniões com professores que conseguem publicar em revistas de alto fator de impacto e permear as informações entre os professores, bem como realizar palestras para incentivo e motivação dos alunos; g) Construir e compartilhar relatórios semestrais com indicativos de produtividade; h) Estimular a criação e oferta de novas disciplinas/cursos/atividades/módulos que contribuam, de fato, para a formação crítica do corpo discente, quanto aos indicadores qualitativos almejados pelo PPG, como por exemplo, com enfoque pedagógico, ingresso e atuação no setor público, ingresso e atuação na carreira técnica/docente, CEP, estatística – delineamento experimental, análise multivariada para desenvolvimento de produtos, otimização de processo, planejamento de misturas; i) Estimular a implementação do sistema de comitê de orientação no PGAli, que inclua docentes (internos e externos); j) Monitorar a distribuição equilibrada de alunos, levando em consideração a capacidade de orientação (financiamento, interesse do estudante, limites – piso e teto); l) Acompanhar e divulgar a publicação de editais de financiamento de projetos de pesquisa nas diferentes agências de fomento (público e privada); m) Estimular a criação de propostas colaborativas a serem submetidas em editais de financiamento.

 

3 Inovação e Impacto Social:

Atribuições: a) Incentivo à divulgação do componentes curriculares que versam sobre o tema para aluno na modalidade especial e da graduação, com vistas a difundir essa temática de forma embrionária e de aproximar a Universidade do Setor Industrial/mercadológico; b) Viabilizar edital semestral para ingresso de aluno especial no PGAli para os componentes curriculares; c) Incentivar à inserção da temática “inovação” como um tema fixo ao longo de duas semanas no componente FARA 04 – Tópicos em Ciência de Alimentos; d) Formalizar parcerias, por meio da FAPEX, com organizações e/ou instituições públicas e/ou privadas como indústrias, SENAI/CIMATEC, SEBRAE, start ups, empresas, Instituições de Ensino Superior, entre outras; e) Incentivar à realização de prêmio/concurso de inovação no PGAli, por meio da promoção de eventos; f) Reconhecimento/valorização dos discentes que tenham depositado um documento de patente relacionado ao estudo, até a data da defesa (louvor/menção honrosa). g) Articular atividades com a comunidade: escuta das demandas, das necessidades para desenvolvimento de projetos e compartilhamento de saberes; h) Estabelecer parcerias com escolas profissionalizantes da região metropolitana de Salvador; i) Articular o desenvolvimento de projetos em parceria com instituições públicas, ONGs e movimentos sociais; j) Realizar projetos que tratem de necessidades e questões locais.

 

4 Inserção & Internacionalização:

Atribuições: a) Resgatar as colaborações e cooperações (oficializadas) existentes entre o PGAli e Instituições (Nacionais e Estrangeiras); b) Orientar o docente/pesquisador quanto aos procedimentos para formalização/estabelecimento de colaboração e cooperação entre o PGAli e a instituições (Nacionais e Estrangeiras); c) Orientar o docente/pesquisador quanto aos procedimentos para solicitação da cotutela (orientação); Buscar/informar editais de oportunidades (fomento) relacionados ao processo de internacionalização (Mobilidade – Discentes & Docentes); d) Assessorar a coordenação do programa quanto a oferta de atividades com as Instituições parceiras; e) Projetar formas de divulgação/visibilidade do Programa no exterior (colaboração e cooperação); f) Orientar o docente/pesquisador quanto aos procedimentos para formalização de Projetos de extensão social e/ou ações em políticas públicas; g) Incentivar os discentes PGAli a realizarem disciplinas em outros Programas de Pós-graduação; h) Promover a participação de discentes de outros PPGs a realizarem disciplinas no PGAli; i) Coletar informações sobre a participação dos docentes como ad hoc, comitê editorial e de agências de fomento.

Processo de Autoavaliação 

  • Procedimentos, Intrumentos e as Dimensões do Processo da Autoavaliação (clique aqui).

 

Português, Brasil