Defesa de Mestrado “Efeito da mistura de amido modificado (reticulado) nas propriedades do pbat (poli-butileno adipato-co-tereftalato), após longo período de armazenamento" (Denise Agostina Grimaut)

Acompanhe ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=g7QzaQpP-8E

Resumo da pesquisaO aumento do consumo de alimentos embalados, em consequência das mudanças no estilo de vida dos consumidores, tem levado à indústria a buscar novos materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, com o propósito de substituir os polímeros convencionais, e reduzir o impacto ambiental. Dentre os possíveis substituintes, encontram-se os polímeros biodegradáveis como o PBAT (poli-butileno adipato-co-tereftalato), no entanto, este tem custo de produção elevado, e após longo período de armazenamento apresenta perda nas suas propriedades (ex: mecânicas e térmicas). Assim, com o intuito de melhorar tais características, o objetivo deste trabalho foi elaborar e caracterizar filmes de poli-butileno adipato-co-tereftalato (após 1800 dias de armazenamento - DPBAT) com amido reticulado (Cm), por extrusão (blenda) e termocompressão (filme). Diferentes proporções de DPBAT:Cm (70:30, 60:40 e 50:50 m/m) foram avaliadas. A incorporação de Cm ao DPBAT alterou significativamente as propriedades dos filmes, tornando-os mais rígidos (aumento do módulo de Young em até 50%) e elevando a resistência térmica do DPBAT. A presença do amido reticulado (Cm) nos filmes os tornou menos hidrofóbicos (com diminuição do ângulo de contato e aumento do teor de umidade), no entanto, esses parâmetros não variaram linearmente com a quantidade de amido reticulado incorporado na blenda (DPBAT:Cm). As microscopias mostraram uma distribuição não homogênea dos grânulos de Cm na matriz DPBAT.  Os filmes preparados com DPBAT apresentaram uma diminuição significativa nos parâmetros mecânicos e na resistência térmica, após longo período de armazenamento. No entanto, a preparação de blendas de DPBAT com amido reticulado (Cm) promoveu alterações nas propriedades dos filmes obtidos por termocompressão, podendo ser útil para o uso como embalagens de descarte rápido.

Palavras-Chaveblenda; reticulação; amido; poli(adipato de butileno-co-tereftalato).

Data da Defesa:
sexta-feira, 16 Dezembro, 2022 - 09:00