Linha de Pesquisa

A pesquisa tem caráter estruturante no PPG-AU determinando as atividades acadêmicas do Programa e articulando, através das LINHAS DE PESQUISA [LP], os diversos grupos, núcleos e laboratórios cujas atividades envolvem docentes e discentes da graduação e pós-graduação da UFBA e instituições parceiras nacionais [UFPel, USP, UFRJ, UFPB, UFAL, UFRN, UFPE] e internacionais [Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Portugal].
ÁREAS DE CONCENTRAÇAO:
 
I. Conservação e Restauro
 
contempla os estudos teóricos, críticos, científicos e tecnológicos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados abrangendo, inclusive, o denominado patrimônio imaterial. 
 
LINHAS DE PESQUISA 
 
 
RESTAURAÇÃO, CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS BENS PATRIMONIAIS
 
Contempla os estudos teóricos e críticos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados, as arquiteturas e conjuntos arquitetônicos e suas representações, suas apropriações, seu capital simbólico e valores, nas suas correlações com as dinâmicas urbanas abrangendo inclusive o denominado patrimônio imaterial, ou seja, as festas, os ritos, as manifestações religiosas e civis de interesse cultural relacionados à arquitetura e à cidade.
 
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAURO
 
Para conhecer os materiais e as condições ambientais em que se encontram os monumentos, é necessário entender a ciência e tecnologia relacionadas aos materiais e estruturas. Esta Linha de Pesquisa dá apoio às disciplinas ministradas pelos professores do grupo assim como aos laboratórios NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) e Lacam (Laboratório de Controle Ambiental), fundamentais no apoio à elaboração de dissertações e teses, assim como à realização da atividade obrigatória de Pesquisa Orientada. Sem o apoio destes laboratórios tornar-se-ia impossível a realização de algumas das investigações. O NTPR é referência no Brasil, prestando consultorias e mantendo ajudas aos ex-alunos na solução de problemas relativos à conservação/restauração de monumentos.
 
Todas as disciplinas estão ancoradas nas pesquisas e na produção dos pesquisadores que atuam na Linha de Pesquisa e são também local de discussão de resultados dos projetos em andamento e realizados.
 
LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
 
 
II. Urbanismo
 
atende aqueles eixos temáticos que tratam de política e cidade, habitar a cidade, espaço público, projeto urbano, mobilidade urbana, apreensão da cidade, subjetividade, estética urbana, paisagem urbana e cultura/território.
 
LINHAS DE PESQUISA: 
 
TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA [E DO URBANISMO
 
Atualização permanente do corpo de idéias (teorias) que serve de base para ações de Teoria e Crítica associadas ao ensino e à prática em Arquitetura e Urbanismo, implicando a observação da sua complexidade na interação entre indivíduo (profissional, acadêmico) e sociedade, visando o questionamento permanente da sua pertinência (crítica). 
 
PROCESSOS URBANOS CONTEMPORÂNEOS
 
 
LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO 
 
 
Português, Brasil