Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Alimentos (PGAli) possui uma excelente infraestrutura para o Ensino, Pesquisa, Extensão & Inovação. Atualmente, todos os orientadores do programa possuem infraestrutura física e de equipamentos para execução de seus projetos. Esta infraestrutura foi sistematicamente montada através da captação de recursos junto às agências de fomento, como FAPESB, CNPq, CAPES, FINEP/UFBA e Banco do Nordeste. O desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos é principalmente realizado em 11 (onze) laboratórios da Faculdade de Farmácia e 4 (quatro) laboratórios da Escola de Nutrição da UFBA, além dos laboratórios do Departamento de Tecnologia/Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Tanto as duas Unidades da UFBA como a Unidade da UEFS possuem um complexo de laboratórios onde são desenvolvidas outras linhas de pesquisa, mas constantemente servem de apoio também ao desenvolvimento dos projetos do PGAli.

LABORATÓRIOS:

Laboratório de Pesquisa e Análise de Alimentos e Contaminantes (LAPAAC)
Localizado na sala nº 312 do 2º andar da Faculdade de Farmácia
     
Coordenado pelo prof. Ederlan de Souza Ferreira, possui área de aproximadamente 60 m2, 2 freezer; 3 agitadores de tubos; 2 aquecedores; 2 medidores de pH; 2 balanças analíticas;  liquidificador; banho Maria com temporizador; manta aquecedora; 2 estufas; medidor de atividade de água; balança analítica; capela; capela de fluxo laminar; 3 refrigeradores;  2 cubas de eletroforese, Sistema de cromatografia de baixa pressão, Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência; texturômetro; bomba de vácuo; centrifuga; 2 espectrofotômetros; câmara de UV; banho de ultrassom; fluorímetro para micotoxinas com homogeneizador de amostras, sistema concentrador centrífugo a vácuo e acessórios, além de outros acessórios.
 
Laboratório de Pescados e Cromatografia Aplicada (LAPESCA)
     
Coordenado pela profª Carolina Oliveira de Souza, possui área de 100 m2, dispõem de HPLC-UV-vis-IR com forno, degasser, bomba binária, injetor automático e coletor de frações, 2 GC-FID um tem ECD, GC-MS com Headspace, TG hifenado ao GC-MS, 2 espectrofotômetros UV-Vis, 2 Viscosímetros, 2 ultras centrífugas refrigeradas, entre outros. Máquina universal para ensaios mecânicos de filmes, purificador de água Milli-Q, destilador de água, ultra freezer (-70 °C), liofilizador, determinador de nitrogênio, balanças analíticas, balança de infravermelho, medidor de atividade de água, banhos termostatizados, ultrassom, rotaevaporador, capelas, bombas a vácuo, geladeiras, freezers, dentre outros.

Laboratório de Análise Sensorial

Coordenado pela profª Maria Eugênia de Oliveira Mamede, possui área de 80 m2, com bancadas de granito e cabines individuais que atendendo as normas vigentes. Neste ambiente ainda tem bancadas, armários de parede e de chão, geladeira, freezer, balança digital, microcomputador com impressora e colorímetro portátil Konica Minolta.

Laboratório de Pesquisa em Microbiologia de Alimentos (LEMA)

     
Coordenado pela profª Mariana Rosalino Nougali, possui área de 80 m2, dispõe de 4 estufas BOD, ultrafreezer, cabine de fluxo laminar com UV, estufa de secagem e esterilização, aparelho de esterilização infravermelho, homogeneizador de amostras, forno de micro-ondas, estufa bacteriológica, 2 geladeiras, 2 balanças analíticas, UV-vis, densímetro, contador de colônias, microscópios, autoclave.

Laboratório de Extensão de Bromatologia

Coordenado pela profª Maria Eugênia de Oliveira Mamede, possui área de 80 m2, dispõe de determinador de proteína, soxlet, muflas, analisador automático de álcool espectrofotômetros, balanças analíticas, microscópios eletrônicos, lupas estereoscópicas, capelas, freezer, geladeiras, estufas e outros. É credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para ensaios físico-químicos em alimentos (Portaria nº 343/2014) e acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Laboratório de Toxicologia Clínica, Ambiental e Ocupacional

Coordenado pelo prof. José Antônio Menezes Filho, possui área de 70 m2, dispõe de sala preparo de amostra para análise de metais, sala de instrumentação analítica, 2 capelas de exaustão, sistema de água ultra-pura Milli-Q, balança analítica, agitadores, centrífuga, banho-maria termostatizado, geladeiras e freezer, pHmetro, chapa de aquecimento. Sistema de absorção atômica (Varian, Agilent) com amostrador automático e o chamas Spectra 55A. Sistema CLAE equipado com detector UV/vis e fluorescência, com amostrador automático.

Laboratório de Extensão de Microbiologia de Alimentos

     
Área de 120 m2 dispõe infraestrutura e equipamentos para controle de qualidade microbiológicos de alimentos, ar de ambientes climatizados, dutos de refrigeração, superfície, utensílios e equipamentos de indústrias, restaurantes, e comunidade em geral. Análises de contagem de bactérias mesófilas, psicrófilas e termófilas, bolores e levedura, Coliformes totais e fecais, Staphylococus áureos, Bacillus cereus, Clostrídios sulfito redutores, Salmonella, Escherichia coli, Escherichia coli 0157:H7, Vibrío Parahaemolyticus, Enterococos, Listeria monocytogenes, entre outras são realizadas na prestação de serviços.

Laboratório de Análises Aplicadas e de Biomateriais e Inovação (LAPBIM)

     
Coordenado pela profa. Janice Izabel Druzian, foi montado com recursos dos projetos de Consolidação da área de desenvolvimento de processos nanobiotecnológicos dos Programas de pós-graduação em Engenharia Química e Ciência de Alimentos da Bahia (CAPES) aprovado em 2009, e de Fortalecimento do Programa de pós-graduação em Ciência de Alimentos (FAPESB) aprovado em 2013. O LAPBIM tem dois bioreatores de 3,0 L e 5 L, além de uma Miniextrusora AX Plástico com sopro dupla rosca e são utilizados para a otimização das condições de produção de biopolímeros microbianos em fermentador, e para o desenvolvimento dos biocompositos e/ou nanobiocompositos na forma plana/filmes para embalagens, respectivamente. Equipamentos acessórios como: estufas para cultura bacteriológica e de secagem, incubadora refrigerada com agitação, shakers (2 incubadoras refrigeradas com agitação), liofilizador, autoclaves, centrífuga com refrigeração, banhos termostatizados, ultra-som, rotaevaporadores, capelas, balanças analíticas, bombas a vácuo, uma câmara climática com controle de umidade e temperatura, incubadora DBO, moinho criogênico laboratorial, mini misturador intensivo e demais equipamentos acessórios. 

Laboratório de Tecnologia de Alimentos

Coordenado pelo prof. Sérgio Eduardo Soares, dispõe de texturômetro, colorímetro (HunterLab), micro-ondas, fogão elétrico, liofilizador, analisador de atividade de água, banho-maria com refrigeração, micrômetros digitais, estufas refrigeradas com ventilação, estufas com ventilação e renovação de ar, estufa a vácuo, estufa de secagem e esterilização, banho-maria, refratômetro Abbe, pHmetro, termômetros portáteis digitais, banho ultrassom, bomba de vácuo, agitadores magnéticos, agitadores mecânicos, Balança semi-analítica.

Laboratório de Bioquímica e Controle de Qualidade de Alimentos 

Coordenado pela profa. Camila Duarte Ferreira Ribeiro, dispõe destilador de nitrogênio, Fricheck, colorímetro, rancimat, sistema de cromatografia gasosa, extrator de lipídeos do tipo Soxhlet, 3 autoclaves verticais, 2 refrigeradores com porta de vidro, microcentrífuga, incubadora de bancada do tipo shaker, 2 estufas do tipo BOD, homogeneizador de amostras, balança analítica, balança semi-analítica, bomba a vácuo e de compressão de ar, capela de fluxo laminar. No outro, 2 autoclaves verticais, 2 refrigeradores com porta de vidro, microcentrífuga, incubadora de bancada do tipo shaker, 2 estufas do tipo BOD, homogeneizador de amostras, balança analítica, balança semi-analítica, bomba a vácuo e de compressão de ar, capela de fluxo laminar, micropipetadores, dentre outros.

Laboratório de Bioquímica Clínica

Coordenado pelo prof. Ricado David Couto, dispõe de autoanalisador multiparamétrico (quimioluminescência), autoanalisador multiparamétrico (eletroquimioluminescência), Leitor de ELISA com programação de protocolos, 2 Microscópios de luz, Microscópio de contraste de fase, Sistema para eletroforese horizontal SE-250 CELM, Fonte para eletroforese, Centrífuga de bancada com rotor de ângulo fixo até 5000rpm, Centrífuga refrigerada de bancada com rotor swing até 10000rpm, 2 Espectrofotômetro UV-Vis digital, ultra-freezers -80 ºC, Agitador de microplacas, Placas magnéticas termo-agitadoras, Balança analítica, pHmetro de bancada digital, 2 Vortex, refratômetro, 2 Banhos Maria com temperatura regulável, alarmes e circulação de água, sistema homogeneizador de amostras, HPLC D-10, BIORAD para detecção de variantes de hemoglobina e hemoglobina glicada, Equipamento multiparamétrico para a determinação de marcadores urinários solúveis e de sedimento urinário.

Plataforma Multiusuário-I da Faculdade de Farmácia

Este laboratório foi criado para comportar equipamentos adquiridos por projetos de caráter multiusuário como o Pró-equipamento, onde vem sendo estruturado numa Central Analítica da Faculdade de Farmácia. Atualmente, dispõem de FTIR, espectrofotômetro UV-Vis de varredura, 1 liofilizador; um texturometro, uma ultracentrífuga de chão (80.000 rpm), e colorímetro.

Plataforma Multiusuário de Engenharia de Materiais Poliméricos (LEMPo)

Área de 54 m2, dispõede viscosímetro (Cannon Fenske Schott), geladeira, Banho termostático (0 a 100ºC), estufa de esterilização, estufa de crescimento de microrganismos até 60 ºC, colorímetro, viscosímetro de cilindros coaxiais (acima de 100 CP) RVDV-H+, sistema DSD (Perkin-Elmer/modelo DSC-4), balança semi-analítica, microscópio ótico, espectrômetro de massa, espectrofotômetro de absorção atômica, FTIR, espectrofotômetro UV-visível (Cary 1E Varian).
 

Plataforma Multiusuário de Absorção Atômica

Dispõe Espectrômetro de Absorção Atômica, Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), com detectores de arranjo de diodos, UV-Vis e de fluorescência, que permitem a determinação de vitaminas, pigmentos, entre outros. 

Central Analítica no Instituto de Química da UFBA

Dispõe de DRX, FTIR, DSC, e Usinas Pilotos.

Plataforma Multiusuário de Biologia Molecular

Dispõe fotodocumentador, 2 termocicladores PCR, cubas de eletroforese, cabine de fluxo laminar com UV, ultrafrezzer, PCR em tempo real, aparelho de pulsed field gel eletroforese (PFGE), pHmetros, ultracentrífugas, centrífugas, balanças analíticas, agitadores magnéticos, geladeiras, pipetadores automáticos, além de equipamentos acessórios.

Usina Piloto de Produção de Microalgas

A planta piloto para produção de microlagas está instalada anexa ao LAPESCA e PAPBIM, e consiste de tanques de produção de diferentes dimensões e volumes, a depender da finalidade. O sistema é composto de 4 minitanques, além de 2 tanques de produção tipo Raceway (2,20 m de comprimento x 0,90 m de largura x 0,35 m de altura) com uma área de superfícial de 1,98 m2 e volume de trabalho de 700 L. Os minitanques e tanques possuem sistemas da agitação por pás, e por bombas submersas, respectivamente, termopar para controle da temperatura, e luxímetro para monitoramento da luminosidade. Os tanques são revestidos com fibra de vidro e cobertos por uma estrutura de estufa construída com filme de polietileno transparente.
 
Além desses, os Laboratórios – Multifuncional (Cláudio Vaz Di Mambro Ribeiro), Inspeção de Tecnologia de Leite e Derivados (Marion Perreira da Costa), Toxicologia (Carlos Paqualin Cavaleiro), Piscicultura, e Laboratório de Nutrição Animal e 2 duas Fazendas Experimentais (Ronaldo Lopes Oliveira) são coordenados por docentes do PGAli. Assim como os laboratórios de: Análise Físico-química de Alimentos; Biotecnologia de Alimentos; Carnes e Derivados; Cereais e Panificação, coordenado pelo docente – Renato Souza Cruz, e outros – Análise Sensorial; Desenvolvimento de Novos Produtos; Engenharia Bioquímica; Frutas e Hortaliças; Leites e Derivados; Operações Unitárias 2; Operações Unitárias 3; Qualidade de Alimentos; Química de Alimentos; Simulação de Processos e Transferência de Calor e Massa lotados na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/Departamento de Tecnologia e Engenharia de Alimentos/DTEC).
O PGAli, principalmente através do prof. Marcelo Andrés Umsza Guez mantem parceria com o SENAI/CIMATEC/BA, que possui um centro tecnológico (35.000 m2), onde estão disponíveis – Planta de processamento de carnes, pescados e derivados; – Planta de processamento de frutas, hortaliças e bebidas; – Planta de processamento de Leite e derivados; e – Planta de processamento de cereais, raízes e derivados. A pesquisadora Aline Camarão Telles Biasoto (EMBRAPA Semiárido/Petrolina/PE)  disponibilidade à infraestrutura de diversos laboratórios da EMBRAPA (Biotecnologia; Enologia; Fisiologia Pós-Colheita; Genética Vegetal; Processamento de Frutas; entre outros).

ADMINISTRATIVO, DIDÁTICO E RECURSOS DE INFORMÁTICA:

O PGAli dispõe de uma (1) sala de coordenação (12 m2), uma (1) sala de secretaria (24 m2), duas (2) salas individuais para docentes/visitantes (10 m2), uma (1) sala para reuniões (120 m2), duas (2) salas de aulas (80 m2), sendo uma (1) delas equipada com recursos multimídia para videoconferência, ambas com capacidade para 45 pessoas e de uso exclusivo da pós-graduação, e almoxarifado (40 m2). Além disso, dispõe de um laboratório de informática (120 m2) com a capacidade para 20 estudantes de pós-graduação, e um (1) auditório principal equipado com projeção audiovisual, e com capacidade para 200 pessoas.
 

BIBLIOTECA:

Embora o PGAli não disponha de uma biblioteca própria, todos os estudantes matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação ofertados pela UFBA têm livre acesso ao conjunto de 29 bibliotecas setoriais e a biblioteca central (no próprio campus) da UFBA, a rede de internet (Wifi), aos sistemas VPN (Rede privada virtual) e CAFe (Comunidade acadêmica federada) que permitem o acesso ilimitado ao Portal de Periódicos da CAPES de qualquer equipamento. Desta forma, as bases de dados mais relevantes na área de Ciência de Alimentos estão disponíveis, tais como: Web of Science, Scopus, FSTA (Food Science and Technology Abstracts), BIOSIS Citation Index, Science Citation Index, CAB International, Analytical Abstracts, Chemical Abstracts, Codex Alimentarius, LILACS, MEDLINE, World Academic Database. O PGAli tem anualmente o cuidado de oferecer aos alunos, particularmente aos ingressantes, treinamentos sobre acesso ao Portal CAPES e outros bancos de dados disponíveis para consulta online.
Português, Brasil